Ceratocone

CERATOCONE

 

Ceratocone é uma doença não-inflamatória progressiva do olho na qual mudanças estruturais na córnea (que alteram sua biomecânica – resistência e elasticidade) a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal (praticamente esférica) para um formato mais cônico.

Esse fenômeno de protrusão da área corneana afinada é chamado de ectasia (distensão) corneana.

Para saber mais sobre o tratamento do Ceratocone, procure o IMOF: você terá atendimento personalizado e a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas

Causas

  • O Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória, bilateral e progressiva do olho , que afeta  o formato e a espessura  corneana, provocando a percepção de imagens distorcidas e embaçadas. Inicia-se na puberdade e pode progredir até os 40 anos. Não manifesta preferência por sexo e ocorre na proporção de 1 caso para 20.000 indivíduos, da população em geral. A principal causa de transplante de córnea no Brasil é o ceratocone. Apesar de suas causas ainda não serem totalmente determinadas, acreditam estar associada a alergias, ao coçar dos olhos constantemente e também à fatores genéticos.

 

Fatores de Risco

  • Histórico Familiar
  • Exposição aos raios UV
  • Conjuntivites alérgicas normalmente associadas a ao habito de coçar os olhos.

Sintomas

  • O aumento da curvatura corneana leva ao aparecimento ou à piora da miopia e/ou astigmatismo, levando à visão “borrada”, trocas constantes do grau dos óculos, imagens fantasmas, aumento da sensibilidade à luz e presença de halos noturnos. O diagnóstico definitivo é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia corneana, que avalia a curvatura, e a paquimetria ultrassônica, que verifica a espessura da córnea.
Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram